Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de órgãos

CAMPANHA
20 de setembro de 2016

O Ministério da Saúde lançou no último sábado, 17, a campanha nacional de doação de órgãos. Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha é estrelada por atletas transplantados em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

A iniciativa tem como finalidade estimular cada vez mais a população a ser doadora de órgãos e fazer com que o Brasil alcance anualmente a meta de doador por milhão da população (pmp). Apesar do país ter batido recorde do doações nesse primeiro semestre do ano, com mais de 1,4 mil doadores, dados do Ministério da Saúde apontam que 44% das famílias ainda recusam a doação.

PREMIAÇÃO

Para incentivar iniciativas que buscam exatamente o diálogo com as famílias e a sensibilização da população para o tema, o Ministério da Saúde vai premiar pessoas físicas e jurídicas que se destacam em ações com esse objetivo.

No Brasil, a autorização para a doação de órgãos é concedida pelos familiares. Dessa forma, para que a vontade em doar os órgãos após a morte seja atendida, é importante avisar a família sobre essa decisão e pedir que ela atenda ao desejo. A doação de órgãos pode ocorrer após a morte encefálica.

Com informações da Agência Saúde.

Mais notícias