Iniciada 10ª Primavera dos Museus

CULTURA
20 de setembro de 2016

Teve inicio nesta segunda-feira , 19, a 10ª Primavera dos Museus, com mais de 750 instituições, de todas as regiões do País, realizando cerca de 2080 eventos durante toda esta semana. A coordenação do evento é do Ministério da Cultura (MinC) através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),

Com o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, o evento este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

Mais de 360 municípios participam das atividades, sendo a maior parte nos estados do Sudeste, seguidos pelo Nordeste e Sul. A programação conta com exibição de filmes, visitas guiadas, palestras, rodas de conversa, abertura de exposição, dentre outras atividades. O Ceará também contará com atividades até o próximo domingo, 25 de setembro.

Confira aqui a Programação.

Ceará

A experiência denominada "Jovem Explorador", desenvolvida pela Escola de Ensino Médio (EEM) Menezes Pimentel, de Pacoti-Ce, foi apresentada na abertura da 10ª Primavera de Museus no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 19. Na ocasião, o professor de História, Levi Jucá, idealizador do projeto, dará palestra sobre os resultados obtidos e as perspectivas de futuro para a ação, que envolve jovens das três séries do ensino médio matriculados na unidade de ensino. Além do professor, viajam ao Rio a aluna Thamires Andrade e a secretária da escola, Sônia Ferreira. Os representantes da iniciativa cearense foram convidados pela Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o mais importante do país, para abrir a programação.

O "Jovem Explorador" tem por principal objetivo a implantação do Ecomuseu de Pacoti, por meio da pesquisa sobre o patrimônio integral (cultural e natural) local, que visa não apenas (re)conhecer a história e a memória da comunidade, e a sua relação com o meio ambiente; mas sobretudo compreender e discutir os problemas e as potencialidades do território, integrando saberes científicos e tradicionais, produzindo conhecimento e transformação social.

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