Ministério do Meio Ambiente lança Chamada Pública do Salas +Verdes

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
02 de setembro de 2022

O Ministério do Meio Ambiente lançou, na última quinta-feira (01/09), Chamada Pública para selecionar instituições interessadas em fazer parte do Projeto Salas +Verdes. Essa é a primeira chamada após a formalização da iniciativa.

A seleção será realizada por meio de apresentação do Projeto Pedagógico, que será analisado a partir de critérios eliminatórios e classificatórios, observando os aspectos relacionados às práticas de educação ambiental. As instituições interessadas em participar da chamada deverão solicitar acesso ao sistema, onde será realizada a seleção, até 15 de setembro, e enviar seus projetos até 2 de outubro.

O Projeto Salas +Verdes incentiva a implantação de espaços educadores como centros de formação e informação ambiental, em consonância com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA. Compreende-se por Salas +Verdes o espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas de caráter educacional não formal, voltadas à temática da conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais.

Entre os objetivos do Projeto Salas +Verdes estão o de incentivar a implantação de espaços educadores que realizem ações de educação ambiental não formal; fomentar melhores práticas de educação ambiental e sustentabilidade em diferentes temáticas; divulgar projetos, iniciativas e ações desenvolvidas pela Salas +Verdes nas plataformas eletrônicas do MMA; promover processos formativos por meio da Educação Ambiental não formal; reconhecer a atuação das instituições no âmbito do projeto Salas +Verdes, por meio da emissão de declaração de monitoramento anual; e integrar o projeto Salas +Verdes às demais ações do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental.

Com a publicação da Portaria N°169/2022, as instituições com Salas Verdes aprovadas nas chamadas anteriores, que desejarem atuar como Salas +Verdes, deverão participar do processo de seleção novamente.

Acesse AQUI a Chamada Pública, o Manual completo do projeto e os tutoriais do Sistema Salas +Verdes.

Fonte: MMA

 

Mais notícias