O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) autorizou a realização de concurso público para Advocacia-Geral da União (AGU). Serão ofertadas 100 vagas e mais cadastro de reserva. A previsão é de que o edital seja publicado ainda neste ano.
As vagas são para as áreas de apoio às carreiras jurídicas da AGU. Mas ainda não foram definidas quantas serão destinadas a preencher cargos de nível médio e superior e nem para quais especialidades ou formação.
Hoje, a remuneração inicial (composta de vencimento básico e gratificação) dos servidores da AGU é de R$ 6,2 mil (nível superior) e R$ 4,1 mil (nível médio).
De acordo com a instituição, os procedimentos internos para escolher e contratar a organizadora que irá realizar as provas do certame terão início imediato. “A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente são possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, afirmou a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, que se empenhou pessoalmente no diálogo com o MPDG para que a autorização fosse dada.
De acordo com a AGU hoje existem mais de 500 cargos vagos. Porém, novas vagas podem surgir. Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que cria a carreira de apoio própria da AGU (nº 6.788/17) e que prevê a criação de três mil cargos.
Fonte: O Povo.