Nos dias 3 e 4 de junho, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizará eventos gratuitos no Museu da República de Brasília para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada para promover a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais. Este ano, a programação contempla diferentes atividades para todos os públicos no Museu Nacional Honestino Guimarães, que fica no Complexo da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Na sexta-feira, 3, às 18h30, no auditório principal do Museu, haverá o lançamento do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente/MMA, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.
Após o lançamento do Circuito Tela Verde, às 19h, inicia a programação da Conferência de Ideias que3 Merecem ser Disseminadas. Cinco palestrantes convidados falarão sobre os aspectos ligados ao meio ambiente de forma dinâmica e inspiradora. O evento foi baseado nas conferências TED, palestras curtas, com uma linguagem ágil e apropriada para a velocidade dos novos tempos. Estão confirmadas as participações do líder humanitário Prem Baba, da liderança dos catadores Tião Santos e do produtor de cinema Estevão Ciavatta, além de outros convidados que falarão de experiências e projetos inovadores. O objetivo principal deste dia é divulgar iniciativas, projetos e ideias que merecem ser disseminadas. Após a conferência, atrações musicais irão se apresentar no palco externo do museu e uma praça de food trucks estará a disposição do público.
No sábado, 4 de junho, será exibida, ainda no auditório do Museu da República, às 15h, a animação “O Menino e o Mundo”, que concorreu ao Oscar da categoria em 2016. O filme conta a história do menino Oninem, que mora com a família no campo, mas vai para a cidade em uma carroça em busca do pai, que embarcou em um trem e desapareceu. Lá, ele enfrenta as maravilhas e o progresso assustador da metrópole. A trilha sonora é do rapper Emicida e do percussionista Naná Vasconcelos. Para fechar a programação, haverá uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Sob regência do maestro Claudio Cohen, a orquestra tocará as peças Petite Symphonie, de Charles Gounoud, Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis, de R.Vaughan Williams, e Trilogy, de John Williams.
Os interessados também podem participar das atrações que estarão a disposição na área externa do museu. Na noite da sexta haverá uma festa com DJ e shows de artistas da cidade a partir das 20h. Também haverá uma praça de food trucks com diversas opções durante o evento nos dois dias.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site do MMA. A entrada no museu será liberada com a inscrição e a entrega de um item de lixo eletrônico.