Modelo de habitação mais sustentável é adotado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida

MORADIA
25 de maio de 2016

A terceira fase do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) entregará casas mais sustentáveis aos beneficiários. Os novos projetos buscarão fornecer maior conforto ambiental à população atendida com a iniciativa de financiamento habitacional, o que inclui redução de consumo de energia e fortalecimento e articulação urbana dos empreendimentos.

O programa já desenvolveu empreendimentos piloto em Municípios do Estado do Rio de Janeiro e no Município de Lauro de Freitas, na Bahia. Os resultados dos empreendimentos-protótipos denominados de Protótipos Minha Casa + Sustentável evidenciaram a capacidade de elevar o padrão construtivo do programa e contribuirão para  o aperfeiçoamento  nas especificidades  da terceira etapa do PMCMV.

O principal objetivo do Minha Casa + Sustentável é avaliar e disseminar soluções que contribuam para garantir maior sustentabilidade ambiental e urbana às moradias.

Orientação às prefeituras

Para disseminar os benefícios na adoção das medidas do Protótipo Minha Casa + Sustentável, o Ministério das Cidades em parceria com demais agentes do setor acadêmico e do Poder Público Municipal elaborou quatro cadernos técnicos buscando orientar as Prefeituras  e demais  agentes  da construção civil que operacionalizam o programa.

O material destaca efeitos positivos  do aperfeiçoamento das especificações técnicas, os custos e os ganhos em qualidade de vida aos beneficiários na produção de empreendimentos mais sustentáveis.

Os quatros cadernos em breve estarão disponíveis no Portal do Capacidades/Ministério das Cidades.  Os cadernos são: Custos Referenciais – Qualificação da Inserção Urbana; Parâmetros Referenciais – Qualificação da Inserção Urbana; Análise Ambiental – Qualificação da Inserção Urbana e Diretrizes, Recomendações e Especificações – Qualificação do Projeto Urbano.

FONTE: Agência CNM

Mais notícias