Municípios podem fazer repactuação do Programa Acessuas Trabalho

ORIENTAÇÃO
05 de maio de 2017

Dando continuidade às ações do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), e possibilitando a utilização dos saldos em conta dos municípios, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) apreciou recentemente resolução aprovando o ajuste de metas do Acessuas Trabalho para os municípios com saldo de recursos financeiros acima de R$ 20.000,00.

O Termo de Repactuação de Metas está disponível para os municípios desde esta quinta-feira, 4 de maio, até às 18 horas do próximo dia 16 de junho (horário de Brasília). Os municípios que recusarem a repactuação de metas ou que não se manifestarem no prazo estabelecido deverão devolver os recursos existentes em conta ao Fundo Nacional de Assistência Social.

O acesso ao Termo de Repactuação de Metas deverá ser efetuado AQUI pelo Administrador Titular ou Adjunto do órgão gestor de Assistência Social, utilizando CPF e senha, conforme política de senhas dos sistemas da Rede SUAS.

Ressaltamos que os municípios com saldos de recursos financeiros abaixo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) serão dispensados de tal repactuação, devendo executar o saldo existente nos termos da Resolução CNAS nº 17/2014.

Acesse AQUI o Caderno de Orientações Técnicas do AcesSUAS.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), pactuado pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, nos termos da Resolução CNAS nº 18/2012, alterada pela Resolução CNAS n° 25/2016, materializa a participação da política de assistência social no acesso ao mundo do trabalho, conforme definido na Resolução CNAS n° 33/2011.

O objetivo do Programa é promover o acesso dos usuários da Política Nacional de Assistência Social ao mundo do trabalho. Busca a autonomia das famílias e dos usuários da Política de Assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Sendo assim, promove ações articuladas com as políticas setoriais, com o objetivo de mapear as oportunidades no território; identifica, mobiliza, sensibiliza e encaminha os usuários para o acesso ao Programa; integra as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF; realiza oficinas temáticas para o desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho; trabalha o reconhecimento de potencialidades, saberes e áreas de interesse em relação ao mundo do trabalho; monitora os percursos dos usuários no mundo do trabalho integrado aos serviços do SUAS e registra as ações como forma de acompanhar as atividades realizadas.

Mais notícias