Inscrições abertas para a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

EDUCAÇÃO
05 de maio de 2017

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, lança a primeira Jornada da Educação Alimentar e Nutricional. A meta é incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar. As inscrições estão abertas no site de educação corporativa do FNDE, e os diretores de escolas têm até o dia 16 e maio para cadastrar as ações executadas em suas regiões.

O concurso vai premiar as melhores ações desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo em vista a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.

A jornada é mais uma das ações em comemoração aos 62 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Para o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, esta é uma forma não só de incentivar boas práticas de alimentação nas escolas, mas também de dar visibilidade às experiências de sucesso já consolidadas em várias regiões do país.

“São mais de 150 mil escolas espalhadas pelo Brasil e muitas delas já realizam um trabalho de excelência no que diz respeito à alimentação das crianças”, destaca. “É necessário que essas práticas se tornem conhecidas e que haja troca de experiência para que nossos estudantes tenham, cada vez mais, acesso a um atendimento de qualidade.”

Etapas

A jornada do concurso será composta por seis etapas, com os temas Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola; e Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

Cada fase deverá ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro prévio, além da inserção de uma fotografia que comprove a realização das atividades e um pequeno vídeo demonstrando o que foi realizado em cada etapa.

A cada etapa cumprida no prazo, será liberada na plataforma e-FNDE, para download, uma peça do selo de participação da Jornada de EAN com a descrição do tema executado. Após a conclusão das seis etapas, o participante terá recebido as seis peças e completado o selo.

Todos que completarem a jornada no prazo estipulado receberão, ainda, certificado de menção honrosa nominal para nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da jornada; conjunto com publicações sobre alimentação saudável; divulgação da ação em publicação do FNDE produzida em formato digital, além da participação em uma mostra de educação alimentar e nutricional no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Conbran), evento a ser realizado em Brasília, em 2018.

Confira aqui o regulamento do concurso no site do FNDE.

Com informações do MEC.

Mais notícias