Rede Técnica de Infraestrutura da Aprece é criada

CAPACITAÇÃO
05 de maio de 2017

Dando continuidade ao seu projeto de Redes Técnicas, que visa diagnosticar as principais demandas dos municípios e planejar melhores as ações técnicas em cada área, a Aprece realizou, na manhã desta sexta-feira (5), a reunião de formação de sua Rede de Infraestrutura.  Realizado no auditório José Amorim Sobreira, na sede da entidade, o evento contou com a participação de diversos secretários municipais de área, tendo sua abertura conduzida pelo vice-presidente da Aprece e prefeito do Cedro, Nilson Diniz.

O encontro teve, ainda, em sua mesa de abertura, as presenças do secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará, Antônio José Câmara Fernandes; do Gerente de Filial da Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal (Gigov) de Fortaleza, Celso Lelis Carneiro Borges; e da analista em Infraestrutura, Cultura e Turismo da Aprece, Iris Lima.  

Nilson Diniz iniciou o encontro falando da articulação da atual gestão da Aprece para a criação e o desenvolvimento das diversas Redes Técnicas, citando que já foram realizados os encontros de formação nas áreas de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Educação; e informando que, logo após a Infraestrutura será a vez da Saúde, seguida das demais áreas (Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude). “Nossa intenção é que os municípios possam discutir problemas simulares e, com o apoio da Aprece, encontrar as melhores soluções para cada área”, disse.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará, Antônio José Câmara Fernandes, essa ação da Aprece é fundamental. Ele acredita que através do diálogo direto e estreito com os secretários municipais será possível não só discutir os problemas comuns, mas difundir as boas práticas praticadas, economizando tempo e beneficiando muitos municípios de uma só vez. “Colocamos aqui a Secretaria a disposição para futuros encontros, em que os temas apontados como prioritários possam ser trabalhados de forma conjunta e articulada”, completou.

Os trabalhos do dia foram iniciados com uma palestra do Gerente de Governo da Caixa, Celso Lelis, que, após apresentar sua equipe de trabalho, detalhou alguns aspectos importantes que os municípios devem levar em consideração em relação aos convênios firmados, o andamento das obras e todos os procedimentos técnicos a serem adotados para garantir celeridade aos processos. Na oportunidade, Celso Lelis falou sobre a capacitação dos Gestores Municipais de Contrato (GMC), realizada em parceria com a Aprece, que já aconteceu no Cariri e terá primeira reunião realizada em Fortaleza, no próximo dia 23 de maio, contemplando cerca de 60 municípios – os demais serão capacitados em encontros posteriores.

Durante o evento, os secretários municipais participantes tiveram a oportunidade de apontar as principais problemáticas, necessidades e expectativas dos municípios no que diz respeito à Infraestrutura. Todos tiveram a chance de se manifestar, tanto de forma individual quanto em grupos divididos por Territórios. A analista da Aprece, responsável pelas área, Iris Lima, irá, na próxima semana, realizar a compilação dos dados para a posterior formatação da grade de cursos, capacitações e ações capazes de atender às principais demandas dos municípios.

Clique AQUI e veja as fotos no nosso Flickr.

Mais notícias