Nova diretoria da Aprece é eleita e toma posse

MUNICIPALISMO
25 de janeiro de 2023

Em eventos bastantes prestigiados, a Aprece realizou, na última terça-feira, 24 de janeiro, a eleição e a solenidade de posse de sua nova Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 2023/2024. A posse contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais, o governador Elmano Freitas; deputados federais e estaduais; secretários de estado; representantes de vários órgãos parceiros.

Após dois anos de muitas realizações à frente da entidade, tendo passado pelos percalços e desafios da pandemia, o presidente Junior Castro, prefeito de Chorozinho, foi reconduzido ao cargo. O ex-secretário geral da entidade, Joacy Alves Júnior, prefeito de Jaguaribara, assume como vice-presidente. O novo secretário geral será José Helder de Carvalho, prefeito de Várzea Alegre; já a 1ª Secretaria ficará a cargo de Rozário Ximenes, prefeita de Canindé. Marcondes Jucá, prefeito de Choró, assume como tesoureiro geral; Carlos Áquila Cunha, prefeito de Moraújo, como 1º tesoureiro e José Sarto Nogueira, prefeito de Fortaleza, como presidente de honra. Após a solenidade de posse da nova diretoria da Aprece, também tomou posse a presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Tamara Bezerra, primeira-dama de Piquet Carneiro; e o presidente da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), Joerly Victor, prefeito de Aratuba.

A Aprece, que esse ano comemora 55 anos de fundação, funciona como braço interlocutor das prefeituras nos 184 municípios cearenses com o Governo do Estado e o Governo Federal, atuando também em momentos críticos na representação dos municípios. A associação se faz presente nos mais diversos Conselhos, Comitês e grupos de trabalho, com uma atuação de impacto nacional, tendo influência reconhecida no Senado e na Câmara dos Deputados. A chapa “Municipalismo Cada Vez Mais Forte”, comandada por Júnior Castro, tem como missão avançar na atuação institucional, política e representativa. De acordo com o presidente da entidade, a luta será sempre em favor de um Pacto Federativo mais justo; e no trabalho para viabilizar políticas públicas efetivas em todas as áreas da gestão. “Pretendemos também trabalhar para fortalecer ainda mais as relações de cooperação com nossos mais diversos parceiros: da esfera pública ou privada; do executivo, do legislativo, do judiciário, dos órgãos de controle, da academia e da esfera social”, completou.

Em sua fala na cerimônia de posse da Aprece, o governador Elmano Freitas destacou o perfil comprometido e articulador de Júnior Castro e, intitulando-se como municipalista, deixou clara a intenção de estreitar a parceria com os municípios na realização de ações estaduais nas mais diversas áreas. “Eu tenho certeza que haverá muita colaboração entre o Estado do Ceará e as prefeituras nas mais variadas ações que vamos fazer. Queria destacar que vamos conversar muito sobre o mutirão de cirurgia que queremos fazer junto com as prefeituras e com a rede privada para aliviar aquilo que os prefeitos já fazem muito, buscando resolver um problema de cirurgia de um e de outro”, disse o governador, citando também a segurança pública e o combate a fome como áreas prioritárias de atuação em parceria com os municípios. “Os prefeitos e prefeitas são parceiros para construir projetos e promover políticas públicas que vão melhorar a vida do nosso povo. Fazer muito é fazer junto”, finalizou o governador Elmano.

 

Para o presidente Junior Castro, há boa perspectiva de diálogo com o Executivo estadual, uma vez que membros importantes da Associação estiveram alinhados com o petista desde a campanha, nas eleições de 2022. “Pela proximidade que temos com o Elmano, a gente está muito otimista de poder fazer a Aprece ter um protagonismo maior, aumentar as parcerias com os municípios, e ao mesmo tempo fazer uma defesa institucional de todos os municípios cearenses, seja como for, tanto a nível estadual, a nível federal, perante os órgãos de controle. Então, a nossa expectativa é positiva em relação ao Governo do Estado, contando com a relação, mas sempre pautado no interesse principal, que é defender os municípios cearenses”, afirmou em entrevista concedida durante o evento.

Acesse AQUI todas as fotos do evento.

Confira AQUI os membros da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal 2023/2024.

Veja como foram as falas do presidente da Aprece e do governador durante a solenidade de posse:

 

Por: COMAK/Aprece

 

Mais notícias