Novembro Azul conscientiza homens sobre a precaução do câncer de próstata

CAMPANHA
21 de novembro de 2016

Com a finalidade de requerer uma maior conscientização sobre as doenças do homem, diversas entidades médicas lançaram o Novembro Azul. Essa campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade e, em especial, os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o nome “Movember”, o movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Tinha como objetivo a conscientização e a arrecadação de fundos para a luta contra essa enfermidade. No Brasil, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata, por meio da campanha “Um Toque, Um Drible”.

O homem ainda tem bastante preconceito contra o exame que detecta o câncer, por puro machismo ou vergonha. Com isso, pode atrasar o diagnóstico do câncer e, consequentemente, as chances de cura.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.  Em valores absolutos é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O ponto alto de ocorrência da doença acontece 40% dos homens entre 50 e 60 anos e 80% dos homens entre 70 e 80 anos. É uma doença típica do envelhecimento masculino. Além disso, é importante ressaltar que homens obesos têm mais chances de apresentar o problema.

Quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Os sintomas mais comuns são dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição do jato da urina. O recomendável é que todos os homens, acima de 45 anos de idade, ou mais, façam um exame de próstata anualmente o que compreende o toque retal e o PSA.

Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Urologia Seção Ceará, em parceria com o Serviço de Urologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e o Comitê Cearense de Controle do Câncer de Próstata, estão promovendo diversas atividades.

Vários prédios da cidade estão sendo iluminados de azul, inclusive o HUWC. Além disso, diversos urologistas estão percorrendo igrejas, fábricas, repartições públicas, quando solicitados, para realizar palestras sobre o tema.

Mais notícias