Novo ciclo do PAR já está disponível

EDUCAÇÃO
04 de fevereiro de 2016

O novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) já está disponível no SIMEC. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o sistema está mais completo e foi estruturado em consonância com o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014). O anúncio do novo ciclo foi feito na semana passada em evento realizado em Brasília (DF), na sede do Ministério. A Undime participou da solenidade. Clique AQUI e leia mais sobre o assunto.

De acordo com o MEC, esse ciclo do PAR conta com uma nova interface no Simec. A ideia é que a utilização dela seja mais fácil, já que contém informações úteis para o diagnóstico das redes e, consequentemente, para o aprimoramento da gestão da educação nos estados e municípios.

Na área de formação inicial de professores da educação básica, é possível encontrar dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre a adequação da formação docente em cada rede estadual/ municipal. Já na área de gestão de finanças, o novo ciclo apresenta os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), consolidados em quadros com as receitas e despesas vinculadas à educação, declaradas pelos entes federados no sistema. Na área de infraestrutura física, há dados informados pelas escolas no PDDE Interativo sobre a adequação das instalações, acessibilidade, e impacto no projeto político-pedagógico.

Como esse ciclo do PAR é novo e conta com informações atualizadas, o FNDE em breve enviará, a todos os estados e municípios que possuem usuários com acesso ativo ao sistema, um manual com orientações para a realização da primeira etapa do PAR (diagnóstico). A etapa de diagnóstico da rede servirá de base para a elaboração do PAR. Posteriormente, todos os entes federados serão devidamente informados sobre a próxima etapa.

Clique AQUI para acessar a mensagem que será enviada a todos os estados e municípios sobre a abertura do PAR 2016-2019.

O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta de planejamento que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos, das políticas educacionais, e funciona em regime de colaboração federativa. Esse planejamento auxilia estados e municípios no diagnóstico de suas redes e na estruturação de ações para o alcance de suas metas educacionais.

A partir de sua implementação, em 2007, o PAR se tornou um canal permanente de comunicação entre os entes federados e o MEC, por meio da utilização do Simec – Módulo PAR. Segundo o Ministério, o uso dessa ferramenta representou uma significativa evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de diagnóstico, elaboração, análise e monitoramento das ações do PAR.

Pelas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionais e a continuidade delas, inclusive durante as mudanças de gestão.

Informações e/ou dúvidas:

FNDE

Telefones: (61) 2022-5804/ 5849/ 5802/ 5946/ 5812/ 5844/ 5836/ 4131/ 5929

Endereço eletrônico: par@fnde.gov.br

 

MEC

Telefones: (61) 2022-9448/ 8337/ 8334/ 8332/ 8338/ 8429/ 8348

Endereço eletrônico: planodemetas@mec.gov.br

 

Fonte: Undime com informações do FNDE

Foto: FNDE