Palestra trata das novidades no tratamento do esgoto doméstico

PROJETO
14 de novembro de 2014

Novas Tendências no Tratamento de Esgoto Doméstico. Esse é o tema da palestra que será promovida, no próximo dia 4 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec). O objetivo é tratar das novas tecnologias, novos projetos de reuso e uma política pública direcionada como caminhos para alterar a situação atualmente insatisfatória do país em relação ao tratamento de esgoto. A palestra acontecerá, a partir das 19h, no auditório do Inbec, localizado a Rua Joaquim Nabuco, 2906, Dionísio Torres, em Fortaleza. A entrada é uma lata de leite integral. O arrecadado será doado para uma instituição beneficente.

A palestrante convidada é Ana Silvia Pereira Santos, Doutora em Engenharia Civil Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ em 2010. Engenheira Civil, Graduada com ênfase em saneamento ambiental, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, ela atua na área de saneamento ambiental, com pesquisa junto à Universidade e em projetos de sistema de esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos. A palestra antecederá a inauguração do curso de Especialização em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental que será promovido pelo Inbec.

No Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em seu último Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto 2012, lançado recentemente, em abril de 2014, 93,2% da população urbana é atendida por rede de abastecimento de água e somente 56% é atendida com coleta de esgoto. Em relação ao esgoto gerado, somente 38,7% sofre algum tipo de tratamento. Atualmente, a gestão do tratamento de esgoto sanitário tem ganhado destaque no cenário nacional do saneamento ambiental em função da publicação da nova Norma Brasileira de projetos de ETE NBR 12.209/2011, da obrigatoriedade dos Planos Municipais de Saneamento Básico para aprovação de recursos financeiros do Governo Federal e da possibilidade de reuso dos subprodutos gerados, tais como águas de reuso, biossólidos e biogás, sendo que diversos já são os exemplos de sucesso no Brasil.

Palestra “Novas Tendências no Tratamento de Esgoto Doméstico”

Data: 04 de dezembro de 2014

Hora: 19h

Local: Auditório do Inbec (Rua Joaquim Nabuco, 2906, Dionísio Torres, Fortaleza/CE)

Entrada: Uma lata de leite integral

Mais notícias