Participantes do Enem podem concorrer a vagas em universidades portuguesas

09 de fevereiro de 2015

Até 31 de março estarão abertas as inscrições da segunda fase para concorrer a vagas na Universidade de Coimbra. Podem concorrer, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que deixaram de se inscrever ou de ser aprovados na primeira fase, cujo resultado foi divulgado no final de janeiro último. Os resultados da etapa serão divulgados em 13 de abril. Também haverá uma terceira fase de inscrições, prevista para o período de 13 de junho a 13 de julho.

É preciso ter nota mínima de 600 pontos através do Enem, para o ingresso na Universidade de Coimbra. Para tentar o acesso, o estudante deve fazer a matrícula na página da universidade na internet e apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e o resultado do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) também firmou acordo para aproveitamento de resultados do Enem com a Universidade de Algarve. Para esta Universidade, os estudantes brasileiros podem usar a pontuação dos exames de 2014 e de anos anteriores. A instituição também tem três fases de candidatura — a primeira será aberta em 2 de março.

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Fundada em 1290, por D. Dinis I, sexto rei de Portugal, é referência na Europa. Em 2013, recebeu da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. A Universidade de Algarve congrega unidades de educação superior universitária e politécnica. A instituição aceita candidaturas para os cursos de licenciatura e de mestrado integrados no ano letivo de 2015–2016 de estudantes que tenham realizado o Enem em 2012, 2013 e 2014.

Mais notícias