Pauta municipalista é apresentada a deputados federais

MARCHA
09 de março de 2016

Uma semana inteira de pautas municipalistas sendo apreciadas no Plenário da Câmara dos Deputados. Esse foi o resultado do Café da Manhã com Deputados promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na manhã desta terça-feira (8).

Na oportunidade, foi apresentada aos parlamentares a Pauta Municipalista Prioritária para a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 9 a 12 de maio, em Brasília.

“Esse encontro foi para que a CNM pudesse fazer uma aproximação com o Congresso Nacional. Além de convidá-los para participar da nossa Marcha, para que haja uma força-tarefa em cima de nossas propostas para que elas sejam concluídas e votadas até a Marcha, pois beneficiam e muito todos os municípios”, disse o presidente em exercício da CNM, Glademir Aroldi.

Na Pauta Municipalista Prioritária estão projetos em tramitação no Congresso Nacional que tratam, por exemplo, do pacto federativo, de resíduos sólidos, da repatriação de recursos do exterior e alterações legais que promovem melhorias na arrecadação municipal.

Deputados

O deputado José Alves Rocha (PR/BA) foi quem sugeriu uma semana de votação das pautas municipalistas. “Temos que fazer uma semana de votação de matérias de interesse dos Municípios, com isso teremos uma grande chance de resolver essas questões, colocando em votação todos os temas em discussão.”

“Nós vamos fazer uma pressão no plenário para agilizar a votação da proposta do Pacto Federativo. Eu apoio e sou parceiro da CNM e dos Municípios”, disse o deputado Danilo Forte (PSB/CE). O parlamentar ficou responsável por fazer a mediação com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), e articular a semana de votação das pautas municipalistas.

Para o parlamentar José Sarney Filho (PV/MA), “tem muitos deputados que se esforçam para que a pauta de interesse dos Municípios seja colocada em votação, mas isso ainda não se traduz em aprovação. Os prefeitos precisam ter conhecimento e pressionar os seus parlamentares para que grande maioria vote junto com os Municípios.”

Participaram do Café da Manhã os deputados Danilo Forte (PSB/CE), Herculano Passos (PSD/SP), Nelson Marquezelli (PTB/SP), José Rocha (PR/BA), André Moura (PSC/SE), Mauro Pereira (PMDB/RS), Hildo Rocha (PMDB/MA), Arnaldo Jordy (PPS/PA), Rômulo Gouveia (PSD/PB), Vanderlei Macris (PSDB/SP), Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Otavio Leite (PSDB/RJ), Carlos Henrique Gaguim (PMB/TO) e Sarney Filho (PV/MA).

Fonte: CNM

 

Mais notícias