Plenário do Senado pode votar lei para reduzir superlotação em presídios

VOTAÇÃO
20 de março de 2017

Nesta terça-feira, 21 de março, o Plenário do Senado terá sessão deliberativa e pode apreciar um PLS 513/2013 que traz uma solução para atenuar o problema da superlotação dos presídios brasileiros. O projeto de lei que foi elaborado por uma comissão especial de juristas, altera a Lei de Execução Penal para realizar mutirões em presídios com lotação máxima e, em último caso, antecipa a liberação de presos.

O texto estipula que sempre que um estabelecimento penal atingir a capacidade máxima, deve promover mutirão para verificar a situação dos presos ali recolhidos. Se, mesmo após isso, a lotação não for normalizada, deverá ser antecipada a liberdade dos detentos mais próximos do fim do cumprimento da pena.

Outras modificações propostas são a progressão automática de regime para presos com bom comportamento que tiverem cumprido ao menos 1/6 da pena no regime anterior, a vedação à permanência de presos provisórios em penitenciárias e o prazo de quatro anos para a extinção das carceragens em delegacias de polícia.

O projeto entrou em regime de urgência no início de março e ainda carece de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que poderá ser emitido em Plenário pelo relator, senador Jader Barbalho (PMDB-PA). A proposta é uma resposta do Senado à crise do sistema penitenciário brasileiro. No início do ano, mais de 130 presos foram mortos em rebeliões e chacinas em presídios de diversos estados.

Com informações do Senado Federal.