Políticas públicas sobre o meio ambiente são tema de reunião entre Aprece e Sema

INSTITUCIONAL
06 de março de 2023

Em mais uma visita institucional, o presidente da Aprece, Júnior Castro, esteve, na manhã desta segunda-feira (6), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Acompanhado de parte da equipe técnica da entidade e do presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), Elano Damasceno; Júnior Castro foi recebido pela titular da pasta, Vilma Freire. Na oportunidade, foram apresentadas solicitações e sugestões de interesse municipal e discutidas políticas públicas sobre Meio Ambiente, no âmbito dos municípios cearenses.

Em ofício entregue pela Aprece, foram elencadas demandas como a necessidade de capacitação contínua nos municípios na área, o que começará a ser contempla com a especialização promovida pela Sema, em parceria com o IFCE, a Escola de Gestão Pública (EGP), voltada para servidores municipais e estaduais. Outros pontos discutidos durante a reunião foram: a repactuação da Política Pré-Aterro com relação à destinação final dos rejeitos; a  solicitação de uma análise pactuada do novo Decreto do IQM com os Consórcios, principalmente na ajuda direta que é dada pelos Consórcios aos Municípios (já que são estes os que respondem ao IQM); a importância do associativismo dos catadores de materiais recicláveis, de modo a inseri-los na cadeia produtiva do manejo dos resíduos sólidos; e a definição de um “Modelo de Gestão” da operação das Centrais Municipais de Resíduos – CMRs.

Durante o encontro, o presidente da Aprece colocou a entidade à disposição da Sema para articular informações, ações ou projetos de interesse da Sema. A Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima agradeceu a visita e ressaltou a importância da atuação de parceiros como a Aprece e a Agace para o desenvolvimento de políticas efetivas e eficazes na área ambiental. Como encaminhamento do encontro, Vilma Freitas sugeriu a criação de um grupo de trabalho entre a secretaria e as entidades, de modo a viabilizar ações concretas sobre os temas discutidos, o que foi imediatamente aceito por todos os presentes.

Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito Nascimento; a coordenadora técnica da entidade, Rafaella Saraiva; e o analista técnico da associação na área ambiental, Daniel Aguiar; além do secretário executivo da Sema, Fernando Bezerra, e do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria, Gustavo Vicentino.

 

Por Comunicação/Aprece

 

 

Mais notícias