Gestores de estados, municípios e do Distrito Federal têm até o dia 1º de setembro para se inscreverem no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Edição Especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o concurso comemora os 15 anos de implementação da ferramenta que permite a inclusão das famílias de baixa renda nos programas sociais. A finalidade é identificar e divulgar as práticas bem sucedidas e inovadoras na gestão do Cadastro Único.
Serão selecionados 12 projetos finalistas de municípios e estados que poderão ser inscritos nas categorias: estratégias de qualificação e fortalecimento do Cadastro Único; Uso do Cadastro Único para desenvolvimento de políticas públicas, e ações inovadoras de inclusão e atualização cadastrais de famílias de grupos e comunidades tradicionais.
Esta terceira edição do concurso irá premiar experiências de entrevistadores do Cadastro Único que se destacam no atendimento à população – com o intuito de dar maior visibilidade a este profissional, já este ano a categoria de entrevistador social foi incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho. A eleição dos cinco finalistas será realizada por meio de votação aberta, entre os dias 11 e 23 de setembro.
As práticas serão avaliadas por uma comissão do Ministério que irá considerar os seguintes aspectos: replicabilidade; originalidade e inovação; articulação; coerência com os objetivos do Cadastro Único; participação social e efetividade. Depois da fase de inscrição, serão realizadas visitas técnicas aos municípios, estados e aos locais de trabalho dos entrevistadores finalistas.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 15 de dezembro, em Brasília. Além do troféu, como prêmio, os vencedores participarão de uma missão internacional para conhecer de perto boas práticas em cadastros governamentais de outro país.
Premiação
O prêmio promovido pelo MDSA foi criado em 2009 para homenagear a ex-secretária Nacional de Renda de Cidadania. Responsável pela gestão de grandes programas do ministério, como o Bolsa Família, Rosani Cunha faleceu em 2008, em um acidente de carro. Esta é a terceira edição do prêmio.
Acesse aqui as inscrições.
Acesse aqui o Edital do Prêmio Rosani Cunha – Edição Especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.