Prazo prorrogado para Secretarias de Educação indicarem interlocutores da Provinha Brasil

EDUCAÇÃO
18 de junho de 2014

O prazo para que Secretários de Educação da rede pública municipal e estadual e do Distrito Federal indiquem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) um interlocutor para acesso ao sistema on-line da Provinha Brasil (Avaliação da Alfabetização Infantil) continua aberto. A ampliação do prazo não tem data prevista para encerramento, por isso é necessário que os secretários de educação enviem o quanto antes as informações para realização do cadastro.

A finalidade do ambiente virtual é amparar as escolas e redes de ensino na análise dos resultados da avaliação, através de relatórios eletrônicos. O interlocutor deve ser vinculado à área de avaliação ou a ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Avaliação da Alfabetização Infantil

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em língua portuguesa e matemática desenvolvidas pelas crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), ela é dirigida aos alunos que passaram por pelo menos um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso, que permite a aferição do que foi agregado na aprendizagem das crianças, em habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

Mais notícias