Preenchimento de dados do Censo de Educação Superior já tem cronograma estabelecido

EDUCAÇÃO
05 de janeiro de 2015

O preenchimento dos dados do Censo da Educação Superior de 2014 deve ser feito pelas Universidades Federais de todo o país durante o dia 9 de fevereiro a 27 de março. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o cronograma através da Portaria do Inep nº 597/2014, que estabelece prazo para as etapas e atividades do processo de realização.

As universidades federais responderão ao Censo por meio de questionários on-line ou importação de dados pela internet. As demais instituições de educação superior públicas e particulares seguirão o mesmo procedimento, mas terão prazo até 24 de abril próximo para o preenchimento.

Após o preenchimento dos dados, o Inep verifica a consistência das informações coletadas. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições. Neste caso, as universidades federais podem proceder à conferência e à validação dos dados. Isso deve ser feito entre 13 de abril e 8 de maio. As demais instituições realizarão o procedimento entre 11 de maio e 19 de junho.

Censo

O Censo da Educação Superior é o principal instrumento de coleta de informações sobre a educação superior no Brasil. O levantamento realizado anualmente pelo Inep, subsidia o trabalho dos gestores das esferas governamentais, instituições, pesquisadores, estudantes e organismos internacionais. Os dados coletados contribuem para o cálculo de indicadores de qualidade, como o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos da instituição (IGC).

Mais notícias