Prêmio Band Cidades Excelentes é entregue às melhores gestões do Ceará

RECONHECIMENTO
09 de novembro de 2022

O Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), em parceria com o Instituto Aquila, realizaram, na noite desta terça-feira (08/11), a entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, etapa regional do Ceará. A solenidade foi realizada no auditório do edifício José Frederico Ferreira Gomes, no 6º andar do anexo 2 da Assembleia Legislativa do Ceará, e contou com a presença de autoridades e dos gestores agraciados. Veja a lista de vencedores AQUI.

Compuseram a mesa principal, a governadora em exercício do Estado do Ceará, desembargadora Naílde Pinheiro; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Abelardo Benevides; a deputada estadual (PT) Augusta Brito, que representou o presidente da Assembleia Legislativa em exercício, deputado Fernando Santana (PT); o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Valdomiro Távora; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o diretor de relações institucionais da Aprece, Expedito do Nascimento, que representou o presidente da entidade, Júnior Castro; o representante do Instituto Áquila, Rodrigo Coimbra e o diretor regional da Band para os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Carlo Bastos.

Sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes

O objetivo da iniciativa é reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Todas as cidades brasileiras foram automaticamente inscritas na premiação e foram separadas três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local.

Etapa Estadual

– Menor ou igual a 30 mil habitantes.

– Entre 30 mil e 100 mil habitantes.

– Acima de 100 mil habitantes.

Os vencedores das etapas estaduais irão concorrer à premiação nacional de acordo com os seguintes critérios:

Etapa Nacional

– Menor ou igual a 30 mil habitantes.

– Entre 30 mil e 100 mil habitantes.

– Entre 100 mil e 500 mil habitantes.

– Acima de 500 mil habitantes.

– Capitais.

Os gestores públicos também puderam submeter Projetos Qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos. A inscrição deve obedecer aos prazos estipulados no Regulamento, disponível no site da premiação, e pode aumentar a chance de melhor pontuação.

Três cidades de cada categoria serão consideradas as melhores em cada um dos seis pilares de avaliação:

– Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

– Educação.

– Saúde e Bem-Estar.

– Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

– Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

– Sustentabilidade.

Além dos ganhadores por pilar, houve ainda uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional.

O prêmio realizará uma etapa nacional, a ser realizada em Brasília (DF). Os vencedores de cada pilar e de cada categoria populacional ganharão um troféu. Todos os demais classificados para a etapa nacional, mas não ganhadores, receberão certificados alusivos ao destaque em âmbito nacional.

Fonte: Portal Terra da Luz.

Crédito das fotos: Rogério Lima/Portal IN.

 

Mais notícias