Presidente da Aprece trata de prioridades da Saúde com titular da Sesa

ARTICULAÇÃO
09 de fevereiro de 2023

 

O presidente da Aprece, Júnior Castro, participou, no início da tarde desta quinta-feira (9), de mais um momento de interlocução com as secretarias do Estado, visando apresentar as prioridades dos municípios cearenses. Acompanhado de parte da equipe técnica da entidade, ele esteve, dessa vez, na sede da Secretaria de Saúde (Sesa), com a secretária Tânia Mara Coelho, para quem apresentou demandas e sugestões de ações na área.

Na oportunidade, foi entregue à titular da Sesa um ofício contendo ponderações da Aprece sobre temas como: cirurgias eletivas; assistência farmacêutica; ampliação das unidades de traumatologias nos hospitais regionais; padronização dos sistemas de comunicação da Sesa e da única de cirurgias e procedimentos de saúde; atualização dos valores do cofinanciamento dos consórcios público de saúde; revisão no modelo de governança dos consórcios públicos; ações da atenção básica; revisão da regionalização e gestão do SUS, reconhecendo fragilidades e potencialidades dos territórios de saúde, redirecionando o desenho atual de governança para um novo desenho democrático e funcional; e atualização dos valores de cofinanciamento de hospitais de pequeno porte (HPP).

Júnior Castro deixou claro que a intenção da Aprece é colaborar efetivamente com o trabalho realizado pelo Estado na área da Saúde, colocando a entidade como parceira da Secretaria e disponível para prestar qualquer apoio que se faça necessário, seja em termos de articulação, mobilização, diagnóstico ou suporte técnico. A secretária recebeu as demandas apresentadas com receptividade e espírito colaborativo. De acordo com Tânia Mara, é importante essa aproximação da Aprece para a efetivação de um trabalho proativo e realmente focado nas necessidades dos municípios e da população cerarenses.

O encontro contou também com a participação da secretária executiva da entidade, Jenine Macedo; do analista em Assistência Social da Aprece, Arimateia Oliveira, e da coordenadora técnica da associação, Rafaelle Saraiva.

 

Por Comunicação/Aprece