Prevenção à gravidez na adolescência é discutida na Quinta com Debate

LIVE
10 de fevereiro de 2023

Com o objetivo de debater sobre políticas de prevenção à gravidez na adolescência, com foco em suas causas consequências, a Aprece realizou, nesta semana, uma Quinta com Debate com especialistas da área. A Live, transmitida no Canal Aprece Ceará no YouTube, também abordou ações de vacinação contra o HPV e o desenvolvimento de programas voltados para os profissionais da saúde e educação no âmbito da administração pública municipal.

Voltada para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de educação e de saúde, técnicos e agentes públicos municipais e sociedade em geral; a Quinta com Debate contou com a participação da Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação  no Ceará (Undime/CE), Luiza Aurélia Teixeira; da Promotora de Justiça e coordenadora do Caosaúde e do Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará, Karine Leopércio; da Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) do MPCE; da enfermeira da Universidade Federal do Ceará com atuação na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Zenilda Bruno; e da Articuladora em Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Lea Vasconcelos.

Durante a Live, foram abordadas as principais causas e consequências da gravidez na adolescência, levando em consideração que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes. Também foi apresentada a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) como mecanismo de proteção à saúde de meninas e meninos.

A Quinta com Debate também tratou do poder e dever do Estado na proteção do direito a saúde de crianças e adolescentes; do papel da educação na prevenção e posvençao da gravidez precoce; e da importância da articulação intersetorial, multidisciplinar e permanente de proteção integral da criança e do adolescente.

Assista ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

Por Comunicação/Aprece

Mais notícias