Presidente do FNDE participa de encontro com gestores municipais cearenses

14 de agosto de 2015

Realizado em parceria entre Aprece e Undime/CE, o Encontro de Gestores Municipais do Ceará para o Fortalecimento das Ações Educacionais foi encerrado, nesta sexta-feira (14), em Fortaleza, com a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar.

Também estiveram presentes na mesa de abertura das atividades do último dia do evento; o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento; o presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima; o presidente da Undime/CE, Regivaldo Freire da Silva; e a secretária executiva estadual da Educação, Dalila Saldanha, representando o Governo do Estado. Além dos secretários e técnicos municipais em Educação, o encontro foi prestigiado por dezenas de prefeitos, que também foram atendidos no Balcão de Atendimento do FNDE em funcionamento durante todo o evento.

Na oportunidade, o presidente da Aprece definiu o encontro como fundamental para os municípios cearenses, ressaltando a importância de se estabelecer parcerias na busca por objetivos comuns. Expedito José do Nascimento afirmou que o contato com o FNDE foi estabelecido na última Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios e que o encontro para aproximar dos gestores das ações e diretrizes do Fundo foi elaborado para atender as demandas das próprias administrações municipais.

Em sua palestra, o presidente do FNDE falou sobre os processos de prestação de contas, fez um balanço da situação dos pagamentos efetivados no Ceará, deu um panorama sobre as obras em andamento no Estado e tirou uma série de dúvidas dos gestores prestentes sobre temas como: Fundeb, Salário Educação, Pnae, Mais Educação, Proinfo, Transporte Escolar, entre vários outros.  

Idilvan Alencar elogiou muito o Ceará, através da Aprece e da Undime/CE, pela iniciativa da realização do encontro, colocando-se à disposição para todas as idéias de aproximação que surjam futuramente. Na ocasião, aproveitou para sugerir que as entidades cearenses fizessem uma avaliação das demandas locais para que fossem realizadas, já no próximo mês, capacitações específicas, a depender das necessidades encontradas, contemplando temas como o Plano de Ações Articuladas (PAR), entre outros. Encerrando o evento, foi ministrada uma palestra técnica sobre Contas-Oline – Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, que é cearense e secretário de Educação de Tabuleiro do Norte, afirmou que a entidade no Ceará nunca esteve tão próxima dos prefeitos. Ele atribuiu isso à grande abertura dada pelo presidente da Aprece à Undime, suas demandas e necessidades.  

Confira AQUI as apresentações das palestras realizadas durante o encontro. 

Clique AQUI e veja as fotos.

Mais notícias