Primeira etapa do Censo Escolar 2016 segue até 31 de agosto

EDUCAÇÃO
20 de julho de 2016

Até dia 31 de agosto, o sistema Educacenso estará disponível para a Matrícula Inicial do Censo Escolar 2016, conforme cronograma estabelecido pela Portaria nº 286/2016. O período inicial do processo vai coletar as informações relativas às escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. Esses dados devem ser cadastrados pelos gestores locais, e enviados pela internet por meio do Educacenso. As informações declaradas devem ter como referência a data de referência do Censo Escolar 2016: dia 25 de maio.

No decorrer da coleta, serão liberadas as outras funcionalidades, tais como Relatórios, Fechamento do Censo Escolar, Confirmação de matrícula e Análise Comparativa. No menu ao lado "Matrícula Inicial" é possível conferir informações detalhadas da coleta do Censo, assim como ter acesso aos documentos orientadores de preenchimento, às perguntas frequentes, à navegação guiada, aos vídeos tutoriais e aos documentos da migração.

É importante ressaltar que neste ano haverá a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que utiliza como base para aplicação das avaliações as informações coletadas pelo Censo Escolar 2016. Portanto, essas informações são fundamentais para a definição e o monitoramento de políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é produzido com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e particulares do país.

Mais notícias