Programa Água Doce entrega 200 sistemas de dessalinização no Ceará

MEIO AMBIENTE
15 de dezembro de 2016

O Programa Água Doce (PAD) entregou nesta quarta-feira, 14, 200 sistemas de dessalinização no Ceará, que serão distribuídos em comunidades de 34 municípios do semiárido cearense, atendendo a cerca de 70 mil pessoas. A solenidade de entrega aconteceu na comunidade de Pereiros, no município de Caridade, a 91 Km da capital cearense.

No total, o convênio com o Ceará tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 277 sistemas de dessalinização, o que beneficiará cerca de cem mil pessoas, com investimentos de mais de R$ 47 milhões. Somente no município de Caridade, 229 famílias estão sendo beneficiadas com a implantação de cinco sistemas de dessalinização.

BALANÇO

O Ministério do Meio Ambiente firmou convênios para execução do programa nos seguintes estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco.

Nesta quinta-feira, 15, os coordenadores estaduais desses dez estados apresentam o balanço de execução em 2016, além dos cronogramas de execução para 2017, conforme as metas pactuadas na 3ª Reunião de Acompanhamento das Ações do Programa Água Doce, realizada em novembro do ano passado.

Eles também participam de reunião técnica que terá por tema A qualidade das águas, a partir dos dados apresentados pelos estados que já realizaram os diagnósticos socioambientais e técnicos.

ÁGUA DOCE

O Programa Água Doce tem por objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras ou salinas, oferecendo mais uma opção de fonte hídrica, prioritariamente, para a população do semiárido.

A meta do programa é aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1,2 mil sistemas de dessalinização até 2018, com investimentos de cerca de R$ 255 milhões, beneficiando 500 mil pessoas. É resultado do trabalho de uma rede que envolve diversos parceiros, entre instituições governamentais e sociedade civil.

Com informações do MMA.

Mais notícias