Prorrogado prazo para vacinação contra poliomielite e sarampo

VACINAÇÃO
01 de dezembro de 2014

Com o objetivo de cumprir a meta de vacinar 95% do público-alvo composto por crianças menores de cinco anos, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O prazo que encerraria na última sexta-feira, 28, foi estendido até dia 12 de dezembro.

A ação iniciada em 8 de novembro já vacinou 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo. O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo.

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – teve como população-alvo 573 mil crianças de seis meses de idade até menores de 5 anos no Ceará. O Ministério da Saúde distribuiu, para o estado, cerca de 802 mil doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de 5 anos. A estimativa é promover a vacinação de 509 mil crianças no Ceará. O Ministério da Saúde distribuiu cerca de 31 mil doses da vacina.  A campanha de seguimento contra o sarampo será realizada em todas as Unidades da Federação.

Para a realização da campanha, estarão disponíveis mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde.

O SARAMPO – É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

PARALISIA INFANTIL – Também chamada de pólio, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea.

Mais notícias