Questionários contextuais da Avaliação Nacional da Alfabetização devem ser preenchidos até dia 22

01 de dezembro de 2014

Encerra dia 22 de dezembro, o prazo para que diretores de escolas e professores das turmas que participam da aplicação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) preencham os questionários contextuais. O levantamento serve para adquirir informações sobre gestão escolar, formação docente, infraestrutura e organização pedagógica. Com os dados é possível verificar as condições de oferta de ensino que serão usados na produção de indicadores contextuais.

No preenchimento on-line, o diretor deve usar as informações do sistema Educacenso para ter acesso ao sistema Fatores Associados da Educação Básica (Faeb). Depois, cadastrar os professores do terceiro ano do ensino fundamental da escola que dirige. Após o cadastro, o diretor pode responder ao questionário. Se não tiver senha ou estiver há pouco tempo no cargo, deve usar a opção Pré-Cadastro e seguir os passos informados pelo sistema.

Os professores receberão a confirmação de cadastro por mensagem eletrônica. Em seguida, responderão ao respectivo questionário on-line. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato pelo endereço eletrônico faeb@inep.gov.br.

A ANA

A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização. A ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes. 

Mais notícias