Publicação orienta gestores sobre as mudanças no processo eleitoral

ELEIÇÕES
17 de março de 2016

Está chegado ao fim de mais um ciclo administrativo nas gestões públicas municipais. Entendendo que fase exige dos gestores municipais uma série de condutas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu todas as orientações em uma cartilha. O material foi lançado no início desta semana.

 “Com o advento da Lei 13.165/2015, novas instruções e regras chegam para serem atendidas em todo o processo eleitoral, renovando alguns dos dispositivos da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), da Lei 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e até mesmo do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965)”, explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Denominada “Os Municípios e a Reforma Eleitoral 2016”, a publicação faz um alerta sobre as inovações propostas para esse ano e também reforça as instruções ainda vigentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta é oferecer instrumentos aos gestores para que as eleições municipais ocorram dentro da legalidade.

Sobre a cartilha

O material reúne um conjunto de informações sobre a legislação eleitoral, prazos para filiação e troca de partido, bem como número de candidatos a vereadores. A cartilha apresenta também a data das convenções e as exigências para registro dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

São abordados, ainda, temas como a participação dos candidatos em programas de televisão, rádio e mesmo na internet. Os leitores encontram, ainda, orientações sobre as condutas vedadas e limites de gastos no ano de encerramento de mandato.

Acesse AQUI.

Mais notícias