Quinta com Debate discute busca ativa vacinal de crianças e adolescentes

IMUNIZAÇÃO
07 de outubro de 2022

“Busca Ativa Vacinal – Uma Chamada pela Imunização de Crianças e Adolescentes” foi o tema da Quinta com Debate realizada neste dia 6 de outubro pela Aprece. Veiculada no canal da entidade, a Live foi um momento de reflexão sobre a importância da mobilização coletiva para assegurar a vacinação de crianças e adolescentes.

A Quinta com Debate contou com a participação da Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime/CE), Luiza Aurélia Teixeira; da Presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/CE), Ieda Castro; da Presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Sayonara Cidade; do Chefe do Escritório do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Fortaleza, Rui Aguiar; da Promotora de Justiça e Coordenadora do Vidas Preservadas, Karine Leopércio; e da Orientadora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Rita Cardoso.

‘’O Ministério Público tem reforçado a necessidade de se compartilhar informações e trabalhar em Rede, pois de forma solitária, não se obtém grandes resultados, porém, quando se juntam todos os envolvidos para atingir determinado objetivo, seja com o trabalho dos agentes comunitários de saúde: identificando as crianças que nasceram, crianças que ainda não compareceram à unidade de saúde, monitorando cartões de vacinas, planejando visitas e conscientizando pais. São esses caminhos, essas estratégias, que encurtam o caminho da vacina até a população.’’ Destacou a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Ana Karine.

Em sua participação, Rui Aguiar explicou o Resultado Sistêmico da Metodologia do Selo Unicef e falou sobre como os municípios podem pontuar nessa ação. Para além disso, demonstrou como o poder local pode contribuir efetivamente com a imunização das crianças e adolescentes. Já a representante da Sesa detalhou os resultados da cobertura vacinal das crianças de um ano de idade com a Tríplice Viral (D2) e a Tetra Viral (PNI/MS). Também foi abordada a Campanha de Vacinação contra Poliomielite no Ceará em 2022. Na fala da presidente do Cosems/CE foram discutidos durante o debate os fatores determinantes para a baixa cobertura observada. Já as representantes do Coegemas/CE e da Undime/CE abordaram a necessidade da união de forças para um trabalho intersetorial em prol da efetiva cobertura vacinal nos municípios.

Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias