Quinta com Debate discute Gestão e Governança da Educação Básica

INSTITUCIONAL
13 de agosto de 2021

A Aprece colocou em pauta, na Quinta com Debate do último dia 12, o tema Gestão e Governança da Educação Básica nos Municípios. Na Live, veiculada no canal da entidade no Youtube, foi apresentada uma oportunidade para implementação de ferramentas de apoio à tomada de decisão dos secretários de educação e das equipes municipais da área, com foco na superação dos desafios e na promoção de avanços das políticas públicas educacionais. Trata-se do Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em parceira coma Universidade de Brasília (UnB) por meio do Laboratório de Inteligência Pública (PILab).

Os convidados foram o coordenador do Projeto, Marilson Dantas; a secretária municipal de Educação de Apuíares/CE, Aurileda Bernardo; e o técnico administrativo da Secretaria de Educação do município, Gean Coelho; e a analista em Educação da Aprece, Vládia Cosmo.

Ao apresentar o Projeto e falar sobre a sua concepção, Marilson Dantas reforçou que se trata de um instrumento de empoderamento dos municípios, uma vez que possibilita a construção de um pactuação para viabilizar um sistema de comunicação com a SEB/MEC que gere informação relevante para as gestões locais. Ele ressaltou a importância desse mecanismo principalmente para ajudar a minimizar e superar os efeitos negativos da pandemia. A avaliação dos custos e resultados juntamente com o feedback do Ministério tem sido importante para auxiliar os gestores a melhorar, corrigir e planejar as ações. Acesse AQUI a apresentação do palestrante.

Para ilustrar como o Projeto se dá na prática e como ele pode ser operacionalizado pela gestão, o técnico administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Apuiarés/CE, e responsável pela implementação do sistema no município, Gean Coelho fez uma fala sobre a experiência exitosa que vivenciou. O convidado falou, de uma forma técnica, sobre o início da utilização da ferramenta e deu exemplos da prática diária do uso.

Na oportunidade, foi ressaltado que 42 dos 184 municípios cearenses já aderiram ao projeto e para detalhar os resultados da experiência em Apuiarés, a secretária de Educação do Município já compartilhou os ganhos obtidos mesmo ainda na fase inicial de implantação da Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil. Ela mencionou os aspectos pedagógicos positivos do projeto e incentivou a todos os municípios a fazerem a adesão. A adesão pode ser feita AQUI.

Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias