Quinta com Debate discute importância do Plano Municipal pela Primeira Infância

INSTITUCIONAL
06 de maio de 2022

A importância da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos das crianças até os seis anos de idade foi o tem da Quinta com Debate dessa semana. Veiculada, no último dia 5 de maio, no Canal Aprece Ceará no YouTube, a Live contou com a participação de convidados especiais: o chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Fortaleza, Rui Aguiar; a presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Sônia Fortaleza; e a consultora técnica em Projetos para a Primeira Infância e Adolescência da APDMCE e consultora/coordenadora regional do Unicef, Amélia Prudente.

Durante o debate, foi ressaltado que o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) deve ser um instrumento de ação capaz de garantir direitos e viabilizar a efetividades das políticas públicas voltadas para a infância. Informações gerais para a elaboração do Plano foram repassadas por Amélia Prudente, que ressaltou a importância dos municípios estejam bem preparados para executá-lo. Foram ressaltadas questões importantes como intersetorialidade, escuta, dinamicidade, entre outras. Confira AQUI o material apresentado durante a apresentação da palestrante.

Em seguida, Rui Aguiar fez uma fala geral sobre a importância e os ganhos para município ao elaborar um Plano voltado para a promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Ele também detalhou o papel do Unicef nessa ação, que dá a possibilidade dos municípios conseguirem promover o atendimento integral e integrado das crianças. Sônia Fortaleza abordou orientações básicas sobre o PMPI e a importância do desenvolvimento pleno das crianças, por meio de ações intersetoriais na gestão municipal.

Veja ou reveja a Quinta com Debate na íntegra:

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias