22º Encontro Regional do Congemas acontece em Juazeiro do Norte

ASSISTÊNCIA SOCIAL
05 de maio de 2022

Emoldurada pela imagem de Padre Cícero, a Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, sediou, na tarde da última quarta-feira (4), a abertura do 22º Encontro Regional do Congemas — Nordeste 2022. Contando com o apoio da Aprece, entre outras instituições parceiras, o evento acontece até a próxima sexta-feira (6), reunindo mais de mil gestores municipais da Assistência Social de todos os estados nordestinos. O objetivo da iniciativa, cuja programação transcorre no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO), também em Juazeiro do Norte.

A abertura contou com a participação de diversas autoridades e membros de órgãos parceiros, entre os quais a Aprece, representada por seu vice-presidente e prefeito de Várzea Alegre, José Helder de Carvalho. Na oportunidade, em que ressaltava a importância do debate sobre o futuro da Assistência Social no Brasil, ele destacou que é necessário financiamento justo para que os municípios possam, de fato, realizar políticas efetivas na área.

Em sua fala, a governadora Izolda Cela defendeu o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Eu me arrisco a dizer que o objetivo finalístico da política de Assistência Social é a emancipação e promoção das pessoas. Para que elas, a partir do braço de cidadania estendido, não como um favor, não como esmolas, tenham a condição de se emancipar, serem autônomas, para cuidar de suas famílias, criar seus filhos, se firmar no mundo do trabalho e ter sua renda. Isso vai fazer com que o nosso tecido social se fortaleça. A distância que nós temos para onde precisamos chegar não pode nos desanimar, especialmente nordestino, que não desanima fácil. Nordestino é resiliente, é forte. Eu tenho também no meu peito essa satisfação de ser nordestina”, destacou a governadora.

A solenidade de abertura do 22º Encontro Regional do Congemas — Nordeste 2022 contou, ainda, com a participação da Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia; Secretário Nacional do Cadastro União, Tércio Brandão; Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), Onélia Santana; do Presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Elias Souza; e da presidente do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas/CE), Iêda Castro. O anfitrião, prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra, participou acompanhado da primeira-dama e chefe de gabinete, Sandra Cavalcante Lima, e do vice-prefeito Giovanni Sampaio. Também estiveram presentes os prefeitos de Crato e Barbalha, respectivamente José Ailton de Sousa Brasil e Guilherme Sampaio Saraiva.

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias