Quinta com Debate explica tudo sobre o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União

INSTITUCIONAL
23 de julho de 2021

A Aprece realizou, na tarde do último dia 22 de junho, uma Quinta com Debate sobre o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-TR). Veiculada no canal da entidade no YouTube, a Live contou com a participação de convidados especialistas que explicaram como o Modelo pode contribuir para o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos municipais que operam recursos oriundos das transferências federais.

Participaram do debate como palestrantes: Regina Lemos, Diretora no Departamento de Transferências da União da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, e gestora da Plataforma +Brasil e do Cadastro Integrado de Projeto de Investimento; Esaú Mendes, Assistente do Departamento de Transferências da União – DETRU/SEGES/ME; e Kawana Bonafini, Diretora da Gestão de Convênios e de Coordenadora do MEG-TR na Prefeitura de Gaspar/SC. Letinha Matos, da Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag) e responsável pela articulação do MEG-TR no Ceará, também participou da Quinta com Debate como convidada especial.

Regina Lemos deu início às palestras, falando sobre o apoio da Rede + Brasil da implantação do MEG-TR. De acordo com ela, a partir de 2015 o trabalho em rede foi iniciado para que o processo de transferência de recursos da União e a consequente implantação das políticas públicas pudesse acontecer com ampla transparência, comunicação e gestão de qualidade, tudo isso com a realização de muitas capacitações para os servidores municipais. “A gestão que roda bem e alinhada nos municípios é fundamental para viabilizar as transferências. Para isso, o Modelo de Gestão é fundamental e nós estamos empenhados em ajudar os municípios nesse caminho”, afirmou Regina.

A apresentação completa sobre o MEG-TR foi feita por Esaú Mendes (confira AQUI). Ele repassou noções básicas sobre o Modelo de Gestão, frisando que ele objetiva ser um grande propulsor da melhoria contínua da gestão, tornando-a mais íntegra, integrada, inovadora, transparente, simples, efetiva. O palestrante esmiuçou o passo a passo para implantar o MEG-TR nos municípios, salientando que o Ministério da Economia dispõe de uma série de ações, ferramentas e iniciativas para facilitar esse processo.

Após a explanação técnica, Kawana Bonafini apresentou uma experiência prática, falando sobre a experiência com a implantação do MEG-TR do município de Gaspar, em Santa Catarina. Após citar suas impressões sobre todos os aspectos operacionais, ela deixou uma mensagem de incentivo para a adesão ao Modelo, que ela classificou como ferramenta indiscutivelmente eficiente para a melhoria das gestões.

No bloco final da Quinta com Deabe, todos os palestrantes e a convidada Letinha Matos responderam uma série de questionamentos dos internautas que acompanhavam a Live. A maioria das perguntas giraram em torno de questões operacionais da implantação do Modelo.

 

Veja ou reveja a Live na íntegra:

 

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

 

Mais notícias