Receita Federal libera restituição do IR 2017 para mais de 33 mil cearenses nesta segunda-feira

IMPOSTO
17 de julho de 2017

A Secretaria da Receita Federal libera nesta segunda-feira (17), o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2017, referente ao exercício de 2016. Neste lote, 33.777 cearenses vão receber mais de R$ 68 milhões. Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve consultar na página a Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146. Este lote também incluirá restituições residuais de 2008 a 2016, informou a Receita.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Malha fina

No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2016 devido a inconsistências nas informações prestadas. De acordo com a Receita Federal, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Veja o passo a passo do extrato do IR.

FONTE: G1.

Mais notícias