O Ministério da Saúde autorizou através de portarias publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 05, um reforço de R$ 79,7 milhões no orçamento para ampliar e incrementar os serviços de média e alta complexidade prestado à população na rede pública e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os recursos são destinados ao custeio, habilitação e ampliação de leitos hospitalares e de novos serviços. O objetivo é melhorar o atendimento prestado à população, por meio de mais investimentos na estruturação e aprimoramento das unidades de saúde de cada estado.
O Ceará foi contemplado com R$ 300 mil para ampliação do atendimento no Hospital e Maternidade Zulmira Cedrim de Aguiar, localizado no município de Cedro. A incorporação de valores ao Teto Mac serão repassados aos fundos Estaduais e Municipais de Saúde, responsáveis por gerenciar a verba e distribuí-la para as instituições e serviços contemplados pelas publicações.
TETO MAC
O Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar é um dos componentes do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade e destina-se ao financiamento dos procedimentos e de incentivos permanentes, transferidos mensalmente para custeio de ações de média e alta complexidade. Por meio desse recurso, os estados custeiam serviços como consultas, exames, diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos, reabilitações, acompanhamento pré e pós-operatório, UTI, transplantes, tratamento de doenças raras e obesidade, ortopedia, neurologia, queimados, cardiovascular entre outros serviços e procedimentos de média e alta complexidade.
Com informações do Ministério da Saúde.