Reunião busca fortalecer parceria entre Aprece e Secult

CULTURA
09 de março de 2023

As articulações entre os municípios cearenses e o Governo do Estado em favor de políticas públicas culturais voltadas para o desenvolvimento local foram tratadas, na manhã desta quinta-feira (9), em reunião do presidente da Aprece, Júnior Castro, com a secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela. Esse foi mais um encontro institucional que a entidade municipalista está realizando com os secretários das mais diferentes áreas, visando contribuir com a qualidade e efetividade das ações realizadas.

Durante a reunião, Júnior Castro colocou a Aprece à disposição da Secult/CE para articular ações, realizar mobilizações ou ajudar no que a secretaria tenha necessidade junto aos municípios; de modo a garantir a efetividade do trabalho feito no Estado na área da Cultura. Na oportunidade, a secretária recebeu as pautas e propostas apresentadas pela Aprece e agradeceu o apoio e a parceria que vem sendo fortalecida, ao longo dos anos, entre a associação e a Secult.

Entre as demandas apresentadas pela Aprece, destaque para a solicitação de criação do Comitê Consultivo da Cultura, composto pela associação, Secult, DiCultura, Seduc e Setur. O objetivo é tratar de ações intersetoriais que envolvam a política cultural em regime de colaboração com os municípios cearenses, a exemplo da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo.

A Aprece solicitou, ainda, o fomento à implementação dos Sistemas Municipais de Cultura em todos os 184 municípios cearenses de forma a integrarem o Sistema Estadual de Cultura; a ampliação do Projeto Agentes de Leitura; a articulação de ações conjuntas com a Setur e os Fóruns Regionais de Turismo para desenvolver o Turismo Cultural nas regiões cearense; dentre outras demandas.

Participaram também da reunião a secretária executiva da Aprece, Jenine Macedo; a coordenadora técnica da entidade, Rafaelle Saraiva e a analista em Educação, Cultura, Esporte e Juventude da associação, Vládia Cosmo; e o chefe de gabinete da Secult/CE, José Viana.

Por Comunicação/Aprece

Mais notícias