Selo UNICEF é entregue a 82 municípios cearenses

MUNICÍPIOS
06 de dezembro de 2016

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregará, no próximo sábado, dia 10 de dezembro, o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013-2016 para 82 municípios do Ceará. Eles receberão o reconhecimento internacional por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.

A solenidade de premiação reunirá gestores municipais e estaduais, técnicos e adolescentes no Centro de Eventos, em Fortaleza, e contará com a presença do Governador do estado, Camilo Santana. O evento faz parte do encerramento desta edição do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido, que acontece entre 1º e 19 de dezembro em 10 Estados.

Resultados

No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. 82 deles estão no Ceará. Esse é o maior número de municípios cearenses certificados em todas as edições do Selo UNICEF até hoje. Em comum, estes municípios fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados. Mas, avanços significativos podem ser observados nos 117municípios que participaram desta edição do Selo UNICEF, no Ceará, até o final e foram avaliados pelo UNICEF.

Sobre o Selo UNICEF Município Aprovado

O Selo é uma metodologia do UNICEF para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança edo Adolescente (ECA). A metodologia desta edição inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir. O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. O Selo UNICEF Município Aprovado surgiu em 1999 no Ceará. Foi expandido para todos os 10 Estados do Semiárido em 2005e a outros nove da Amazônia Legal brasileira em 2009. O sucesso do Selo UNICEF passa pela parceria com os governos estaduais, participantes do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, através da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltada às crianças e adolescentes. Atualmente, o Selo está na sua sétima edição, na qual se inscreveram mais de 1.700 municípios na Amazônia e no Semiárido. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como Petrobras, VIM, Fundação Telefônica,Coelba, Celpe, Cosern e Coelce.

Veja aqui a lista com os 82 municípios cearenses certificados.

Serviço:

Data: 10 de dezembro de 2016 (sábado)

Hora: 08 às 13

Local: Salão Pecém do Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, em Fortaleza.