Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021 reúne gestores para analisar cenário da Educação no Ceará

EDUCAÇÃO
26 de setembro de 2022

Os resultados alcançados pela educação pública cearense foram debatidos no Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021, realizado pela Secretaria de Educação do Ceará nesta segunda-feira (26), no Centro de Eventos do Ceará. A Aprece foi representada, na oportunidade, por seu Secretário Geral, Joacy Alves Junior, prefeito de Jaguaribara. A governadora Izolda Cela, a secretária da Educação, Eliana Estrela, e o cientista chefe da Educação, Jorge Lira, participaram da abertura do encontro, entre outras autoridades.

Com gestores de redes municipais e da rede estadual em diversos níveis, o Seminário teve o objetivo de promover a análise dos resultados de aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual e redes municipais do Ceará, avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e demonstrados pelo Índice da Educação Básica de 2021.

A governadora Izolda Cela celebrou os resultados do índice, no qual o Estado se destacou com 87 escolas entre as 100 melhores do País no Ensino Fundamental, mas alertou para os prejuízos causados pela pandemia.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 foi divulgado no dia 16 de setembro pelo Ministério da Educação. Nele, o estado do Ceará se posicionou com as 12 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), possuindo também 87 entre as 100 melhores. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado tem 70 entre as 100 melhores do país. No Ensino Médio, o Ceará ocupa a terceira posição do país, com 23 escolas entre as 100.

Índice

O Ceará também apresentou melhorias em relação ao índice dos municípios. Dos 100 melhores municípios brasileiros no índice, 30 estão no Ceará, sendo os seis primeiros da lista. A média do Ideb é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota é utilizada como um indicador fundamental da qualidade educacional do País desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

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