Seminário discute ações para o desenvolvimento da Região do Cariri

CARIRI
16 de maio de 2017

 

Na última sexta-feira, 12 de maio, a Secretaria das Cidades realizou o Seminário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções do Cariri abordou ações integração para o desenvolvimento da Região e teve como principal objetivo o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.

O encontro contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre secretários de Estado, prefeitos, reitores, vereadores, lideranças locais e regionais, gestores, empresários e estudantes. O seminário também contou com várias palestrantes: coordenador do Banco Mundial, Paul Procee; o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo; a técnica da SCidades, Rita Bezerra; e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), George Valentim.

"Pensar integrado com todos os municípios é o primeiro passo. Temos que apoiar e investir mais no desenvolvimento econômico da região. O BIRD trabalha na RMC a área de infraestrutura, saneamento, transportes e resíduos sólidos, focar nas questões que estão base. Vejo a RMC crescendo nos últimos dez anos e falta ainda planejamento urbano para proteger os recursos naturais, como a serra do Araripe, através de programas e ações”, destacou o representante do Banco Mundial, Paul Procee.

Para o prefeito do município de Crato, Zé Ailton Brasil, é preciso pensar no Cariri não como cidades isoladas, mas como uma zona de ação integrada pensando em ações para o turismo, para o saneamento e para os resíduos sólidos.

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

O Plano terá um longo processo de debates com todos os nove municípios da RMC, com audiências públicas, discussões nas câmaras municipais e, por fim, será encaminhado para a Assembleia Legislativa onde serão discutidos e aprovados seus itens.

O PDUI é um instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana ou da aglomeração urbana. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado estabelece também as condições para gestão plena da Região Metropolitana ou aglomeração urbana, mediante aprovação de lei estadual que deverá ser revista, pelo menos, a cada 10 (dez) anos e deve considerar o conjunto de Municípios que compõem a unidade territorial urbana e abranger áreas urbanas e rurais.

Com informações do Governo do Estado.

 

Mais notícias