Parceira entre a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e prefeituras beneficiará estudantes da rede pública e famílias de 16 municípios

PREVENÇÃO
16 de maio de 2017

Na tarde desta segunda-feira, 15 de maio, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará (SPD) realizou solenidade de assinatura de termo de cooperação entre prefeituras e a pasta, para a implementação do Projeto Juventude do Futuro.

De acordo com a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, a parceria da SPD com as prefeituras é fundamental para a superação dos desafios do consumo de drogas no Ceará. Nesse contexto, a prevenção é o grande e permanente caminho, alcançando crianças, jovens e famílias", destacou a secretária.

O Projeto Juventude do Futuro envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes por parte da SPD em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e apoio das administrações municipais. Em 2017, as cidades beneficiadas são: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

Os programas atenderão alunos da rede pública matriculados no ensino fundamental I e II e famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social. As ações deverão ser desenvolvidas em, no mínimo, 32 escolas, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade social, envolvendo 560 profissionais dos municípios, que serão devidamente capacitados.

O evento teve continuidade com a assinatura do termo de cooperação entre as prefeituras e a SPD. Os prefeitos presentes ou seus representantes foram chamados, individualmente, para selar a pactuação em prol da prevenção às drogas no Estado. Eles se mostraram entusiasmados com a iniciativa da SPD.

O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas federais de prevenção, simultaneamente, em 10 cidades em 2015. No ano seguinte, o Projeto Juventude do Futuro foi ampliado e consolida-se em 2017 no Ceará, demonstrando a forte atuação da SPD no eixo da prevenção, integrando ações de Saúde, Educação e Assistência Social.

Projeto Juventude do Futuro

O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° ao 5º ano do ensino fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes cearenses.

O #Tamojunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental II na rede pública municipal. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. No ano passado, 1.874 estudantes do Estado foram contemplados.

O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em 2016, foram realizados 6.132 atendimentos.

Com informações do Governo do Estado.

 

Mais notícias