Sesa amplia vacinação contra sarampo para até 29 anos de idade

VACINAÇÃO
23 de março de 2015

Inicia nesta segunda-feira, 23, a campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo, para a imunização de toda a população na faixa etária de 5 a 29 anos da capital cearense e do município de Caucaia. A campanha que segue até 18 de abril pretende vacinar mais de 1,2 milhões de crianças, adolescentes e adultos jovens em Fortaleza e Caucaia.

No próximo sábado, 28 será o dia D de mobilização da vacinação nos dois municípios. Em Fortaleza, os postos de saúde do município vacinam todos os dias da semana das 7 às 19 horas e também funcionarão para vacinação no domingo, 29 de março, e nos sábados dias 4 e 11 de abril. Na vacinação de rotina continuam sendo imunizadas contra o sarampo as crianças quando completam 6 meses, de novo quando fazem 1 ano da vida e ainda com 1 ano e três meses.

A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o sarampo se deve à alta incidência da doença entre a população de 5 a 29 anos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 20 de março, pela Secretaria da Saúde do Estado, dos 86 casos de sarampo confirmados este ano, 28 casos, 32,6% do total, ocorreram em crianças de 6 meses a menos de 5 anos e 44 caso, 55,6% do total, na população de 5 a 29 anos.

Transmissível

O sarampo é uma doença altamente transmissível. A pessoa com sarampo transmite a doença ao falar, respirar e tossir. Os sintomas e sinais da doença são: febre acima de 38,5, manchas vermelhas por todo o corpo, acompanhadas de tosse e/ou conjuntivite e/ou coriza e manchas brancas na parte interna na parte interna na boca. A recomendação é uma a quem apresentar esses sintomas e sinais: procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Mais notícias