Transposição é alvo de mobilização da bancada cearense

MUNICÍPIOS
14 de outubro de 2016

Na manhã da última quinta-feira (14), o governador Camilo Santana mobilizou a bancada dos deputados na Câmara Federal no sentido de priorizarem ações que minimizem os efeitos da seca. O apelo se deu, mais especificamente, para a expansão de recursos destinados ao Cinturão das Águas no Orçamento da União para 2017 e para a retomada das obras da Transposição do Rio Francisco, que se encontram suspensas.

Na ocasião, o governador falou da necessidade de se marcar audiências com o presidente Michel Temer, o Ministério da Integração Nacional e com o Tribunal de Contas da União. No encontro, que aconteceu no Palácio da Abolição, estiveram presentes 14 parlamentares do Congresso Nacional. A pauta emergencial é com relação à interrupção das obras da transposição pela construtora Mendes Júnior, que abandonou a obra. Segundo informou o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, a retomada dos serviços ficou condicionada a um novo edital. Com isso, a expectativa é que se leve mais um ano para que as águas do São Francisco cheguem ao Ceará, enquanto que a crise hídrica se agrava a cada momento.

Atualmente, nos 153 açudes monitorados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), há uma reserva de 1,58 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 8,4%, enquanto poderia aportar até 18,64 bilhões de metros cúbicos.

Preocupação

Segundo o deputado Leônidas Cristino, que esteve presente à reunião, a preocupação do governador com a falta d'água se agravando no próximo ano decorre do fato de que ainda não há uma certeza de que se contará com uma quadra chuvosa. Embora não tenha sido descartado, um novo ano de seca em 2017, caso isso venha a ocorrer, não poderá ser enfrentado sem a conclusão da Transposição e mais o Cinturão das Águas.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias