Secitece realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

EXPOSIÇÃO
14 de outubro de 2016

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará 2016 serão abertas oficialmente na próxima terça-feira (18), em uma realização da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitec). A solenidade contará com a presença do secretário da pasta, Inácio Arruda, e acontecerá a partir das 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão A – 2º Mezanino.

A programação é gratuita e inclui exposição dos principais projetos desenvolvidos pela Secitece, como Ciência Itinerante, Corredores Digitais, Intercaju, Tecnova e a Universidade do Trabalho Digital; e por suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Funcap, Nutec e Instituto Centec.

Além da exposição, que permanece aberta a visitação das 9h às 18h, a programação da Semana contará também com a realização do I Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará; Bootcamp Corredores Digitais e Café Ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma das principais iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ocorre desde 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população.

Ceará Faz Ciência

Entre todas as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já agendadas no Ceará, o grande destaque é a realização de mais uma edição do concurso Ceará Faz Ciência. Em Fortaleza, o Ceará Faz Ciência acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo trabalhos científicos de estudantes dos níveis médio e superior a serem analisados por uma comissão julgadora que observará critérios como criatividade, aplicabilidade no cotidiano e relevância social na escolha dos vencedores.

Além da capital, o Ceará Faz Ciência realizará feiras na Serra de Ibiapaba (São Benedito) e no Litoral Leste. Os trabalhos terão como tema preferencial “Ciência Alimentando o Brasil”, temática oficial da SNCT que oportunizará a discussão do papel da ciência para a melhoria da qualidade da alimentação.

O concurso premiará três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

Além do Ceará Faz Ciência, outra iniciativa que estará na programação da SNCT é o projeto Ciência Itinerante. Nele, um laboratório móvel, especialmente projetado, abriga monitores que fazem demonstração nas áreas de física, química, biologia e tecnologia da informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

A iniciativa é do governo do Estado, através da Secitece, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O laboratório móvel ficará no estacionamento do Centro de Eventos nos dias 18 e 19 de outubro, à disposição dos visitantes.

Mais notícias