Unesco abre inscrições para a Oficina Programa Memória do Mundo

ENCONTRO
11 de maio de 2017

O Arquivo Público do Estado do Ceará e a Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) realizam no próximo dia 25 de maio,  no Auditório da Secretaria da Cultura, a Oficina Programa Memória do Mundo. A atividade, que acontecerá das 14h às 18h, terá como objetivo principal a divulgação do edital lançado anualmente pela Unesco para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira e mundial, por meio de inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. Além disso, a oficina busca promover a identificação e a proteção especial de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade, assim como estimular a sua preservação e acesso. Para o evento, serão disponibilizadas 60 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: memoriadomundo@arquivonacional.gov.br.

"Como integrantes do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do mundo, temos lutado para que haja uma maior participação de instituições arquivistas, bibliotecas, centros de documentação do Nordeste, em seus editais”, destaca o diretor do Arquivo Público do Estado, historiador e professor Marcio Porto, destacando que a inscrição é gratuita e que todos os interessados no tema podem participar, com foco na possível indicação de novos acervos a serem reconhecidos pelo programa.

Durante a tarde de oficina, os participantes terão a oportunidade de conferir a palestra "O Patrimônio e Memória do Ceará" aprasentada, às 14h, por Renato Araújo Freire, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a temática, da Universidade Federal do Ceará, doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco, e das 15h30 às 18h, poderão participar do debate sobre o Edital do Programa Memória do Mundo da UNESCO/2017, mediado por Márcio Porto, Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Ceara e membro do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco, representante do segmento dos Arquivos Estaduais brasileiros.

Serviço

Oficina Programa Memória do Mundo da UNESCO

Data: 25 de maio de 2017, das 14h às 18h

Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (R. Major Facundo, 500. 6º andar), Edifício do Cineteatro São Luiz.

Informações: 3101-2614

Inscrições: memoriadomundo@arquivonacional.gov.br

GRATUITO

Fonte: Secretaria de Cultura do Ceará

Mais notícias