Comitiva da Aprece visita Barreira e conhece experiências exitosas

APRECE
02 de abril de 2014

Estar cada vez mais próxima dos municípios cearenses, conhecer e compartilhar experiências exitosas de gestão e interiorizar suas ações. Com esses objetivos, a Aprece; através de seu presidente em exercício, Expedito José do Nascimento, e seu corpo técnico; pretende realizar uma série de visitas a diversas regiões do Ceará. A primeira delas aconteceu, na última terça-feira (02), no município de Barreira, localizado na microregião de Chorozinho, no Norte do Estado.

No início da manhã, a comitiva da Aprece foi recebida pelo prefeito Antonio Peixoto Saldanha, que apresentou alguns projetos e ações de sucesso realizadas no município. Inicialmente, foram expostos detalhes de um projeto de gestão da patrulha de mecanização agrícola recebida por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que está sendo iniciado pela prefeitura de Barreira. Por meio da iniciativa, a gestão municipal, observando a demanda de pequenos produtores rurais, pretende alugar os equipamentos aos beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), subsidiando 50% do valor de mercado pela hora de utilização.

A idéia é contribuir para serviços diversos, como construção de pequenos açudes, escavação de bebedouros para animais, fomento no transporte da produção, entre outros. Além disso, por meio do aluguel subsidiado do equipamento, será possível viabilizar condições para a manutenção do maquinário. Expedito José do Nascimento deu, na oportunidade, algumas sugestões ao prefeito Antonio Peixoto, como a criação de um fundo específico para a utilização dos recursos arrecadados, ao tempo em que solicitou cópia do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Barreira para avaliação, adaptações e a futura disseminação junto aos demais municípios do Ceará.

A visita teve prosseguimento com a apresentação de ações na área de desenvolvimento econômico. O prefeito fez questão de levar os visitantes da Aprece para conhecer uma das várias mini fábricas manuais de beneficiamento de castanha de caju em funcionamento no município. Antonio Peixoto explicou que, atualmente, Barreira é o maior pólo de corte manual de amêndoas do Brasil e que para isso, o investimento e apoio da gestão municipal tiveram um importante papel, bem como a vocação natural do povo barreirense para a atividade. “São mais de duas mil pessoas trabalhando diretamente no beneficiamento da castanha de caju”, informou o prefeito.

O setor de confecção, notadamente a fabricação de peças em jeans, é outra atividade de destaque que vem crescendo e mudando a realidade das famílias de Barreira. A prefeitura conta, atualmente, com mais de 10 galpões alugados e cedidos para o funcionamento de unidades produtivas desse tipo.  De acordo com o prefeito Antonio Peixoto, tem sido constante o investimento público municipal em capacitação e consultoria, tanto para preparar as costureiras e demais profissionais que atuam nas fábricas e facções quanto para estruturar os modelos de negócios adotados pelas mesmas.

“São muitas famílias que hoje tiram seu sustento da confecção. A última informação que temos é que, de 40 facções que existiam em Barreira, 15 hoje atuam com marca própria. Isso demonstra os impactos positivos das capacitações e do investimento na ampliação dessa atividade no município”, afirmou Peixoto, informando que, para fazer um diagnostico preciso dessa atividade em Barreira, a prefeitura está realizando um censo levantando quantas fábricas existem em funcionamento, com quantos funcionários e com que demandas a serem atendidas. Segundo o prefeito, há um projeto de criação de um Centro de Negócio do Jeans em Barreira, no qual os fabricantes poderão expor e comercializar seus produtos, além de dispor de um espaço para capacitação e interação.

Muito satisfeito com a visita feita ao município de Barreira, o presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento, afirmou que essas experiências exitosas precisam ser difundidas nos demais municípios. Ele informou que outros encontros similares serão agendados em breve em novas cidades cearenses e que a intenção da Aprece é estar cada vez mais junto dos municípios, contribuindo concretamente para o seu desenvolvimento.

 

Veja aqui as fotos da visita.

Mais notícias