Aberto 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

ENCONTRO
25 de fevereiro de 2016

Foi aberto oficialmente, na noite desta quarta-feira (24), em São Luís/MA, o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, iniciando as discussões para a agenda de atividades que definirão o novo posicionamento das cidades históricas brasileiras. O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, representou, na oportunidade, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizadora do evento em parceria com o Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, com apoio da Unesco e do Sebrae.

O encontro tem abrangência internacional, e, em sua abertura, reuniu representantes do Governo Federal, gestores municipais de cidades históricas brasileiras e especialistas em patrimônio.  O objetivo é tratar das estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável das cidades históricas e turísticas do país. Expedito José do Nascimento ressaltou a relevância da iniciativa da CNM em realizar esse evento, na perspectiva de discutir e incentivar as políticas públicas para o desenvolvimento das cidades históricas e culturais brasileiras, fomentando também a preservação e o investimento nesses municípios que são verdadeiros tesouros nacionais.

Para o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, as cidades precisam dividir os bons exemplos para a preservação de seus sítios históricos. “Este é um momento ímpar, onde as cidades poderão compartilhar seus casos de sucesso e buscar caminhos para desenvolvimento deste importante segmento turístico”.

O assessor da Presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marco Antônio Lomanto, destacou o potencial das cidades históricas do Brasil como produto turístico no mercado internacional. “O País possui uma diversidade enorme de patrimônio histórico, capaz de atrair turistas do mundo inteiro, que buscam a cultura como principal motivação. Enalteço a iniciativa do Governo do Maranhão, pelo protagonismo neste processo de desenvolvimento do segmento no Brasil”, comentou.

O secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino, falou da importância de receber um evento tão relevante para o futuro dos sítios históricos. “Nesses três dias intensos de atividades, teremos a oportunidade de compartilhar boas práticas de sucesso desenvolvidas em outras cidades históricas do Brasil e do mundo, aprender com elas e replicá-las de acordo com as nossas peculiaridades”, ressaltou.

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, também esteve presente na abertura do evento e sublinhou que sediar o evento é uma oportunidade de partilhar o projeto que o Maranhão tem para o Centro Histórico, vislumbrando um quadro de avanços, dentre eles o financiamento e tratativas para as questões sociais de ocupação e habilitação, afim de promover estas cidades. “Serão dias importantes de troca de experiências de gestões para alavancar este patrimônio. Serão novas perspectivas de novos caminhos”.

IMG-20160225-WA0001

Painéis

Nesta quinta-feira (25), painéis sobre temas como ‘O Financiamento para Gestão do Patrimônio Histórico’, a ‘Promoção do Patrimônio Histórico Cultural’, a ‘Sustentabilidade da Economia, apresentando a aplicação de boas práticas de negócios dão o tom da discussão’.

Já na sexta (26), segundo dia dos painéis, questões como Gestão Urbana e suas Políticas de Habitação e Ocupação em Sítios Históricos, o Turismo como catalisador para o desenvolvimento dos sítios históricos; Cultura, Turismo e a Atuação do Legislativo Federal e as Governança nas Cidades Históricas para o Desenvolvimento do Turismo Brasileiro enceram as discussões e consolidam o documento final do evento.

No sábado (27), os gestores públicos ainda participarão de uma visita técnica ao Centro Histórico de São Luis.

Com informações do Governo do Estado do Maranhão

Mais notícias