Agricultores terão descontos no pagamento de seis produtos nos financiamentos de junho

AGRICULTURA
10 de junho de 2016

Babaçu (amêndoa), borracha natural, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, feijão caupi e triticale. Esses seis produtos terão descontos neste mês, para agricultores familiares que acessaram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A lista completa foi publicada no Diário Oficial da União, da última terça-feira , 7.

O percentual é definido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base no custo de produção do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) para os produtos que, no mês anterior, tiveram o valor de mercado abaixo do preço de garantia. A dedução vale para o período de 10 de junho a 9 de julho de 2016, com referência nos preços praticados no mercado no último mês de maio.

O Ceará terá bônus no babaçu, com 43,78%, e cana-de-açúcar com 0,27%. O babaçu  também terá desconto no Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. Terão direito ao desconto os produtores de borracha da Bahia, Goiás e Mato Grosso. No Amazonas o bônus será concedido para os agricultores familiares de cacau e de feijão caupi. As culturas de triticale em Santa Catarina registraram valores de comercialização inferiores ao preço mínimo e também contarão com o benefício.

O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA). A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF.

Benefícios

Quando os preços caem, a dívida junto ao agente financeiro também é reduzida na mesma proporção, mantendo a capacidade de pagamento dos agricultores familiares. O PGPAF é bom para o governo, pois contribui para a manutenção da capacidade de pagamento do produtor, e é bom para o produtor, que pode planejar os investimentos e o custeio da safra com equivalência em produtos.

Acesse aqui os valores de cada produto.

Mais notícias