Aprece atua a favor de cidades inteligentes e livres do FRACKING

CAMPANHA
25 de maio de 2016

Os gestores cearenses que participaram, em Fortaleza, do Seminário Prefeitos do Ceará 2016 – Cidades Inteligentes 2016, dias 23 e 24 de maio, tiveram a chance de conhecer os riscos e perigos do fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente para extração do gás de xisto conhecido como Fracking.  Banido em vários países, o método não convencional contamina as reservas de água de superfície e aquíferos, torna o solo infértil para a agricultura e qualquer outra atividade produtiva, polui o ar e causa câncer nas pessoas e animais.

A atividade foi coordenada pela Aprece, sob a coordenação do assessor de desenvolvimento rural Nicolas Fabre, parceiro da campanha Não Fracking Brasil, que vem atuando diretamente na mobilização dos prefeitos da região Nordeste do Brasil. Ao todo, são 15 estados brasileiros que podem ser impactados pelo Fracking.

A campanha Não Fracking Brasil também conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que deverá encaminhar sugestão para todos os 372 municípios que podem ser atingidos pelo Fracking no Brasil. A diretora da 350.org Brasil e América Latina, Nicole Figueiredo de Oliveira, participou da Marcha dos Prefeitos realizada pela CNM realizada este mês em Brasília como convidada e fez palestra sobre os riscos e perigos do Fracking. Centenas de prefeitos também receberam o kit com informações sobre a campanha e foram orientados como proceder para impedir a exploração do gás de xisto pelo método não convencional Fracking.

Mais notícias