Aprece e Ibama discutem ações de colaboração interinstitucional

ENCONTRO
28 de agosto de 2017

O presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, participou, no final da manhã desta segunda-feira (28), de uma audiência com o  superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo. Na oportunidade, trataram de uma maior aproximação entre os órgãos para qualificação e acompanhamento dos municípios na implantação da gestão ambiental local, envolvendo também a Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace).

Eles também falaram sobre a possibilidade de realização de capacitações específicas sobre licenciamento ambiental e controle de queimadas e incêndios florestais. Foi abordada, ainda, a elaboração de uma plataforma conjunta entre IBAMA, SEMACE e Aprece para ações conjuntas de fiscalização ambiental.

Aproveitando o momento, foi reforçada a necessidade de uma articulação política em Brasília para cobrar a efetivação do Fundo Caatinga, assim como, lutar por recursos para descentralização da política de resíduos sólidos, com foco nas ações "pré aterro", tais como coleta seletiva, compostagem, etc.

Um outro assunto colocado em pauta durante a audiência foi a análise de viabilidade para integração dos projetos do Centro de Referência Tecnológico de Convivência com o Semiárido (Aprece/Israel) e do Centro de Referência do Bioma Caatinga (Ibama).

Mais notícias